Geral
Conscientização: PPA reforça combate ao fumo e cuidados com a saúde
Em agosto, empresa trabalha a divulgação de duas campanhas temáticas
Em agosto, a PPA enfatiza a divulgação de duas campanhas: a primeira delas é alusiva ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 05 de agosto, e a segunda é contra o tabagismo, devido ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto.
Durante todo o mês, a empresa reforça informações voltadas ao cuidado com a saúde, através de comunicação interna, como mural e WhatsApp, além do site, aberto a toda a sociedade.
Dia Nacional da Saúde
A data visa conscientizar sobre a importância da educação sanitária e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e um estilo de vida mais saudável.
O objetivo é promover equilíbrio entre as diversas dimensões da vida humana: física, emocional, social, intelectual e espiritual.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde está relacionado a uma vida saudável, visto que os hábitos diários são responsáveis por um grande impacto no organismo.
Confira algumas dicas:
Tenha uma alimentação balanceada;
Pratique atividades físicas;
Beba água;
Evite o consumo de álcool e cigarro;
Evite o estresse;
Mantenha os exames em dia.
Dia Nacional de Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
A data foi criada em 1986, com a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
Fumar é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, responsável por mais de 90% dos casos, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
10 passos para parar de fumar
Passo 1 - Tenha determinação
É natural sentir-se dividido. “Uma parte de mim quer deixar o cigarro para trás, mas a outra, que adora fumar, quer manter por perto”.
Passo 2 - Marque um dia para parar de fumar
Alguns conseguem parar de fumar de maneira abrupta, mas outros fazem de forma gradual.
Passo 3 - Corte gatilhos do fumo
É necessário prestar atenção aos atos e costumes que "chamam" o cigarro e que podem atrapalhar o objetivo principal. Os gatilhos são diferentes em cada fumante. Para um é o cafezinho, para outro é o amigo que também fuma e o convida para um intervalo. Mude esses atos e costumes, evite os gatilhos.
Passo 4 - Escolha um método
Opte por parar de fumar, e escolha como: de forma abrupta ou marcando uma data para parar.
Passo 5 - Encontre substitutos saudáveis
O tabagismo é uma doença crônica que causa mais de 50 outras patologias. Uma vez tomada a decisão de largar o cigarro, procure outros gatilhos para ter uma vida saudável. Lembrar que o exercício melhora a disposição física, a respiração e a qualidade de sono.
Passo 6 - Livre-se das lembranças do cigarro
Quando se decide parar de fumar é importante ir se livrando das lembranças do cigarro, como os cinzeiros espalhados pela casa. Pequenas modificações na rotina com foco em se afastar dos gatilhos para fumar são grandes aliadas.
Passo 7 - Encontre apoio de amigos e familiares
A responsabilidade de deixar o cigarro é do fumante: só ele pode decidir parar de fumar. No entanto, o apoio de amigos e familiares é bastante importante no processo.
Passo 8 - Escolha a melhor alimentação
O cuidado com hábitos alimentares ajuda na tarefa de deixar o cigarro de lado. Alguns alimentos podem interferir, atrapalhando ou ajudando a largar a dependência do cigarro. O café e o álcool são gatilhos e, na maioria dos casos, costumam levar à vontade de fumar. Evite-os.
Passo 9 - Procure apoio médico
Uma das mais importantes medidas a serem tomadas por quem quer largar o tabagismo é procurar apoio de profissionais de saúde. O tratamento do tabagismo é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um atendimento especializado, que conta com diversos profissionais, como médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas - todos capacitados pelo Ministério da Saúde para fazer um trabalho multidisciplinar.
Passo 10 - Troque experiências em um grupo de apoio
Largar o cigarro demanda tempo, determinação e atenção aos detalhes, além de ocupar boa parte do dia e do pensamento do fumante durante o desenrolar do processo.
O fumante precisa estar engajado, prestar atenção nos gatilhos que o levam a fumar e se afastar deles, encontrar substitutos saudáveis e procurar ajuda profissional. Algumas pessoas descobrem dicas importantes quando conversam com outras na mesma situação.
Fonte: