Geral

Mês da Mulher: gênero representa alta representatividade entre os colaboradores

Na PPA, a mulher é respeitada, tratada com igualdade e a representatividade tem tendência de crescimento


A comemoração do dia 8 de março foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.

"O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero".

Dentre os principais direitos conquistados pelas mulheres ao redor do mundo, podemos destacar o direito à educação formal, direitos políticos, autonomia legal, direitos trabalhistas (licença-maternidade remunerada) e direitos reprodutivos.

Hoje é impensável, mas no início do século passado, em muitos países, mulheres dependiam da tutela legal de pais, irmãos ou marido para ter conta em bancos, adquirir posses e até mesmo para viajar de uma cidade à outra. Não podiam estudar, não podiam votar, não podiam trabalhar fora, não podiam escolher com quem se casar, não podiam se divorciar, não podiam planejar quando e quantos filhos ter, entre muitas privações de escolhas inimagináveis para as mulheres de hoje. Portanto, a luta feminista tem valor primordial para a emancipação feminina, que não se efetivaria de outra forma.

Nas décadas de 1940 e, mais tarde, 1960 e 1970, o feminismo brasileiro teve como pano de fundo regimes autoritários, o que impunha obstáculos não somente pela repressão estatal, mas também pela hostilidade de setores da esquerda, que o consideravam como pauta secundária em relação à redemocratização. O movimento de mulheres que se articulou para participar da Assembleia Nacional Constituinte (1987) ficou conhecido como lobby do batom.

Na Nova República, uma das maiores conquistas da luta feminista foi a instituição da Lei Maria da Penha (2006), a Lei do Feminicídio (2015) e a Lei da Importunação Sexual (2018), importantes ferramentas no enfrentamento da violência contra a mulher, seja física, seja sexual – no caso dessa última, em situações de abuso ou divulgação de imagens íntimas.

 

Alta representatividade

 

Na PPA, a mulher é respeitada e tratada com igualdade. Prova disso é a sua alta representatividade entre os colaboradores, com tendência de crescimento.

A diretora de RH e Marketing, Mariane Peres, reforçou que a empresa fomenta a participação das mulheres na maioria dos departamentos. “Respeitamos e incluímos as mulheres em todas as áreas da PPA. Acreditamos na igualdade de gêneros e no diferencial que as mulheres possuem no desenvolvimento da fábrica, agregando um trabalho de excelência, com olhar atento aos detalhes muitas vezes despercebidos. A PPA só tem a agradecer por ter mulheres tão competentes em diferentes cargos, que contribuem para a expansão da empresa, com o cuidado necessário”, finalizou.

 

Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm   https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-que-e-feminismo.htm