Geral

PPA apoia o Novembro Azul pela prevenção ao câncer de próstata

Campanha é incentivada pela empresa, com o tema: “Homem Também se Ama e Valoriza o Autocuidado”

Mais uma importante campanha de saúde que tem o apoio da PPA: o Novembro Azul.

Dessa vez o foco são os homens, especialmente sobre a prevenção ao câncer de próstata, cujo diagnóstico precoce faz toda a diferença no combate à doença.

A empresa tem reforçado a divulgação, através do tema: “Homem Também se Ama e Valoriza o Autocuidado”, com ações que incentivam a conscientização. “Queremos lembrar a todos os homens da importância de cuidar da saúde, realizar exames preventivos e estar atentos a qualquer sinal de alerta, para garantir uma vida plena e saudável”, destaca a médica do trabalho, Heliana Poletto, que indica o agendamento de consulta e a disseminação da mensagem.

Quando há fatores de risco, homens a partir dos 40 anos de idade devem procurar anualmente um urologista ou, aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença – exame de PSA e de toque são importantes para avaliar alterações na glândula.

 

Sintomas

 

A realização do exame periódico permite um diagnóstico precoce, já que na fase inicial da doença não existem sintomas aparentes.

Após o crescimento do tumor, os sinais e sintomas podem começar a aparecer, como sangramento na urina, vontade de urinar com frequência e dificuldades para urinar.

Já nos estágios mais avançados, emagrecimento e dores na coluna podem ocorrer.

 

Diagnóstico

 

O exame de PSA (antígeno prostático específico) no sangue acompanha alterações específicas da próstata.

O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata.

O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer).

 

 

Prevenção

 

- Adote hábitos saudáveis;

 

- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;

 

- Pratique regularmente atividades físicas;

 

- Mantenha o peso ideal;

 

- Identifique e trate adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;

 

- Não fume.

 

Fontes: https://www.inca.gov.br/

            https://www.cancer.org.br/

             https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/